domingo, 5 de agosto de 2012

CSFX : 50 Anos

A história do Colégio São Francisco Xavier (CSFX) é construída com a participação de professores, alunos, famílias e a sociedade. O nome do Colégio é uma homenagem a São Francisco Xavier, santo educador e missionário jesuíta que dedicou grande parte de sua vida às missões no oriente.

O Colégio foi criado pela Usiminas com o objetivo de garantir ensino e educação de qualidade aos filhos dos empregados e às crianças da comunidade que surgia ao redor da empresa. Suas atividades começaram em dezembro de 1961, embora sua inauguração oficial tenha sido realizada em 15 de junho de 1962.

No início, a direção e a administração do Colégio foram confiadas aos padres Jesuítas, que praticavam o modelo de educação clássica européia, com base curricular voltada para a formação humanística.
Em dezembro de 1969, a Usiminas criou a Fundação São Francisco Xavier, que assumiu a administração do Colégio, iniciando uma nova era na vida da escola. Com isso, acrescentou-se à proposta pedagógica inicial dos padres jesuítas a formação técnico-profissionalizante no ensino médio e a criação de cursos na área de metalurgia, enfermagem e magistério.

Em meados de 1990, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) iniciou uma série de alterações para atender às novas orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Entre elas, mudanças no projeto político e pedagógico da escola que permitiram melhor ajustamento das propostas educacionais à realidade do mundo atual.

Em 24 de setembro de 1997, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX) teve seu Sistema da Qualidade certificado com base nas Normas ISO 9002 pela Det Norske Veritas (DNV), tornando-se a primeira instituição escolar do Brasil, de educação infantil, pré-escolar, ensino fundamental e ensino médio, a obter tal certificação.

Em 1999, foi realizado o I Congresso de Educação do Colégio, com o tema Educação - Uma Perspectiva de Cidadania. O Congresso significou um passo importante para a utilização de novas metodologias de ensino, novo sistema de avaliação e, sobretudo, nova postura dos educadores. A segunda edição do Congresso aconteceu em 2002. Desta vez, o tema abordado nos três dias de encontro foi Responsabilidade Social e teve como objetivo provocar uma reflexão sobre umas das principais vertentes da educação: criar condições para a melhoria das pessoas e da sociedade.

Em 2005, foi realizado o III Congresso de Educação com o tema central “Os Desafios Educacionais Contemporâneos”. O encontro contou com a presença de 700 congressistas e educadores de prestígio no país como Gabriel Chalita,  Vasco Moretto, Débora Dias Gomes, Nilbo Nogueira e outros. Considerado um evento de grande porte e com excelente aprovação de seus participantes, o Congresso de Educação do CSFX é sempre um marco na história do Colégio e da Fundação São Francisco Xavier.

O MBA Educação, criado em 2005, é um programa de pós-graduação que incorpora práticas modernas de gestão em educação. Ministrado em Ipatinga a partir de uma parceria entre a FSFX, a DDG Educação e Consultoria e a Faculdade de Maringá, o programa tem por finalidade a capacitação e formação continuada de alunos oriundos de instituições educacionais dos diversos níveis de ensino.

O Café Educacional surgiu a partir do III Congresso de Educação do CSFX como um fórum permanente para discutir os desafios da educação contemporânea e a gestão da educação. O encontro conta com a participação de professores, pedagogos e lideranças do setor educacional.

Dar continuidade a toda essa caminhada é um compromisso e um ato de amor de toda a equipe de trabalho do Colégio São Francisco Xavier (CSFX).

Acesse também: www.csfx.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário